RECEITAS

                                                                 RECEITAS


Pessoal, aqui está o exemplo de uma alimentação adequada para a reconstrução da nossa microbiota intestinal. Esse é o meu jantar de hoje. Optei pelo amido. Então fiz uma sopa de mandioca fermentada (puba) com cenoura, algas marinhas e espinafre. Para acompanhar, uma bacia de alface com couve e um fermentado de rabanete. É mais um fermentado de repolho roxo. Vejam que não misturei amido com proteína, fruta com amidos e proteínas.

 A receita da sopa: duas cenouras pequenas e raladas, aproximadamente 2 colheres de sopa de mandioca ralada ou puba de mandioca (mandioca fermentada), espinafre, algas marinhas. Colocar em panela (gosto da de pedra) uma colher de óleo de coco, temperos, o espinafre e as algas marinhas (gosto da glacilaria ou kombu). Colocar um pouquinho de água. Deixar amornando no fogo, enquanto bate no liquidificador a mandioca, a cenoura e um pouco de água. Depejar o líquido ou creme firmado sobre a mistura de espinafre. Deixar amornar um pouco até que a temperatura seja suportável pela sua mão. Desligar e ir mexendo até que fique homogênea.

                                                         

Esses são fermentados. Os vidros maiores são de repolho. Estava fermentando a quase 2 meses. Agora retirei e embalei. Os vidros menores fiz na semana passada. São de repolho verde com cenoura, raiz de bardana e alho poro.
O chucrute de repolho ou repolho picado, temperado e colocado em um vidro. Tampa bem é deixa fermentando por uns 15 dias no mínimo. É um alimento rico em enzimas digestivas e bactérias saudáveis (Probioticos).  
                              
Obs A receita acima faz parte das informações do protocolo de desparasitação (outubro de 2022) para os participantes do procedimento. Nesse período de desparasitação não é aconselhável. Todas as bebidas e alimentos que têm a origem em fungos devem ser evitados como cogumelos, levedo de cerveja, kefir, Kombucha.  O ideal é usar os fermentados feito em casa. Uma garfada desse fermentado que postei equivale a consumir um pote de cápsulas de Probioticos industrializados.



 Da esquerda para a direita: salada de jiló com grão de bico germinado. Picar o jiló em fatias finas. Cruzinhar com a mão, acrescentado azeite e temperos. Acrescentar o grão de bico já germinado, descascado e triturado e folhas de brócolis cruzinhadas com a mão. Decorado com pedaços de abóbora madura que ficaram fechados vó vidro com um pouco de sal durante a noite (para amolecer um pouco e temperar).
Segundo prato: vinagrete de kinua: tomates, cheiro verde e pepino japonês picados em quadradinhos, kinua germinado, azeite, limão e temperos a gosto.



Torta doce viva: massa: nozes hidratadas por 12 horas e Tâmaras e uvas passas pretas. Triturar tudo no processador e amassar bem. Espalhar no fundo de um pirex e nas laterais. Recheios: 1) banana amassada com cacau em pó e canela; 2) doce de leite vivo: triturar bem as tâmaras no processador. Levar ao liquidificador com abacate, mamão e canela. Use uma cenoura como colher e vá misturando ate formar um creme; 3) creme branco: amêndoas hidratadas por 48 horas, descascadas. Triturar no processador. Levar ao liquidificador com polpa de coco e sementes de cardamomo. Pode colocar um pouquinho de água de coco para amolecer. Usou maçãs, mamão e uvas passas para a decoração.

Mousse de chocolate: banana bem madura, linhaça dourada hidratada por 12 hs, cacau em pó e cardamomo. Bater tudo no liquidificador. Mamão para decorar.



 Panqueca de inhame e puba de mandioca (amarelo): ralar o inhame no ralo grosso; misturar puba de mandioca e tempero com açafrão. Espalhar em uma frigideira antiaderente e deixar amornar até que grude a massa . Virar e amornar do outro lado
Verde com o miolo vermelho: angu vivo com folhas verdes cruzinhadas com a mão: abóbora madura ou moranga ralada no ralo grosso, amêndoas germinadas, descascadas e trituradas no processador, polpa de coco e temperos. Levar tudo ao liquidificador. Misturar com uma cenoura (como colher) até formar um creme. Despejar em um pirex. Decorar com couve e outras folhas verdes cruzinhadas com a mão. Decorar com tomates
 Salada de almeirão e acelga cruzinhadas com a mão e decorado com tomates em fatias



Sopa de abóbora madura com puba de mandioca: aquecer a panela de pedra. Desligar o fogo e colocar algas glacilarias (opcional) e talos de couve com um pouco de água. Deixar esses ingredientes amornando na panela que já está quente. Bater no liquidificador a abóbora com a puba de mandioca e um puba de mandioca e um pouco de água. Acrescentar na panela e acender um fogo para amornar até a temperatura suportável pela sua mão.


Amornado de legumes: brócolis com abóbora madura. Picar em pedaços maiores. Levar para uma panela pré - aquecida. Acrescentar um fio de azeite e temperos. Deixar amornando. Fazer um creme com batata doce, puba de mandioca e amêndoas germinadas e descascadas. Acrescentar aos legumes d aquecer a panela mais um pouquinho para esquentar o creme.

Como fazer a quinua: É só germinar também. Deixar de molho 12 horas. Depois mais 12 horas no ar. Depois pode acrescentar na vinagrete como fizemos, ou em sopas, vitaminas e até amornados de legumes. Eu gosto muito da quinua em vitaminas com espirulina. É ótimo para dar energia e fortalecer os músculos. Muito boa para os atletas.                                
                       --------------------Agosto 2022--------------

Sopa desinflamatória

 inhame, tomate, açafrão, pimenta do reino, cardamomo, noz moscada, iogurte de coco, semente de girassol sem casca hidratada e um pouquinho de puba de mandioca (opcional- para engrossar- pode usar o abacate). Bati tudo no liquidificador. Coloquei as algas glacilarias com um pouco de água no fogo para aquecer um pouquinho e acrescentei o creme do liquidificador. Para acompanhar, couve amornada com salada de repolho e tomate


Tirinhas de cará-moela amornadas

                                 
Tirar a pele do cará-moela, passar no ralo fatiador, tempero a gosto, ervas, sal e azeite e levar no fogão e mexer até ele soltar todo e tirar um pouco da baba. Não é recomendado comer  cru pois ele tem muito ácido oxalato e pode causar pedra nos rins. Ele fica tipo um picles de Batata frita. Experimente fazer.

                                                Sopa de inhame com cenoura


Bater a cenoura com inhame no liquidificador, lentilhas geminadas já tirada a pele, água, temperos a gosto , se tiver pode colocar um pouquinho de iogurte de coco ou trigo sarraceno germinado. Bater tudo no liquidificador até virar um creme. Não colocar muita água para não ficar aguado. Põe a panela de pedra no fogo  para dar uma esquentadinha. Pode ser outra panela, mas a de pedra mantém o calor. Durante o preparo  pode também deixar de molho na água algas marinha(opcional) que podem ser levadas ao creme picadinhas antes de levar a panela ao fogo.
 Ao tirar a panela do fogo acrescentar couve rasgadinha, ora-pro-nóbis, ou couve flor,  picadinha ou brócolis.

           Canjica viva


Ingredientes

Amêndoas  germinadas, amendoim germinado e macadâmia germinada. Se não tiver macadâmia não tem necessidade. Se tiver pode colocar também castanha do pará, além do coco seco ralado, canela em pó,  se tiver cravo da índia, canela em pau para dar mais sabor, polpa de coco verde e a água de coco. 

Germinar  a amêndoa pelo menos 48 horas, deixar de  molho trocando a água de 12 em 12 horas. Germinar o amendoim 12 horas de molho, 24 horas  no ar, deixar de molho a macadâmia também. Tirar a pele do amendoim e  da amêndoa e triturar no processador sem quebrar  muito para dar o efeito do milho da canjica e separar um pouco da amêndoas triturada para fazer o caldo. 

Separar um pouco de amêndoas e bata para fazer um creme  com a água de coco e a polpa de coco acrescentando bastante  tâmaras para adoçar a canjica e canela. Misture o creme ao amendoim triturado, macadâmia triturada e amêndoa triturada. Leva ao fogo até chegar a uma temperatura que sua mão suporte ao colocar o dedo dentro da panela. Assim finaliza a canjica que é  muito simples de fazer e o único processo demorado é primeiro germinar as sementes e começar uns dois a três dias de antecedência para fazer a canjica. Se quiser que fique pronta  no domingo,  começar na quinta a noite.,

                                --------------------------------------------------



 MOLHO

Pro molho eu bati no liquidificador:
1 abacate maduro inteiro (porque gosto de bastante molho)
1 pitada orégano
1/2 maço de salsinha
1/2 maço de manjericão
1 cebola media
Sal a gosto
Suco de 1 limão grande
1 dedinho de agua só pra ajudar a bater

Fiz o macarrão de abobrinha e joguei o molho por cima


Refeição rápida
Guacamole com limão fermentado, tapioca de inhame fermentado, alfafa, cogumelos com molho shoyo, fermentado de beringela
JANTAR – 04/18/2008

BATATA PALHA VIVA

- Inhame
- Batata doce 
- Beterraba

Ralar no ralo grosso os ingredientes. Temperar com ervas, sal e pimenta. Desidratar bem. Armazenar.

SALPICÃO VIVO

- repolho picado fininho;
- cenoura ralada;
- ervilha torta em vagem picada miúda;
- abacate picado
- um pedaço de limão fermentado picadinho.

Misturar todos os ingredientes com um pouquinho de tempero a gosto. Acrescentar azeite e a batata palha viva

AMORNADO DE COGUMELOS COM BANANA DA TERRA

- Cogumelos Paris cortado em quatro partes;
- Banana da terra em pedacinhos
- cebola
- alho
- molho shoyo;
- couve rasgada;
- sal, ervas, pimenta a gosto

Triturar o alho, picar a cebola e fritar em uma panela (o alho e a cebola cru são bastante indigestos. Priorize fazer dessa forma ou fermentados). Desligar. Esperar esfriar um pouco. Acrescente os cogumelos, a banana da terra e a couve. Misture bem. Coloque um pouquinho de molho shoyo e os temperos a gosto.

PICLES DE LEGUMES

- rabanete
- cenoura
- couve flor
- brócolis.

Corte os legumes em pedaços maiores ou tirinhas. Faça uma salmoura com agua filtrada, sal e um pouquinho de azeite. Se tiver a salmoura do chucrute ou outros fermentados, também, pode ser utilizada para fazer os picles. Coloque os legumes picados dentro da salmoura. Deixe fermentado por meses.


FERMENTADO DE LIMÃO

- limão 
- sal grosso
- azeite

Pique o limão em oito partes. Vá colocando em um vidro, organizando os pedaços de forma a ficar sem entrada de ar. Intercale sempre com sal grosso. Faça isso até quase encher o vidro. Cubra com o liquido que sobrar. Feche o vidro. Deixe fermentando em um local que pegue sol, por 30 dias aproximadamente. Depois use os pedaços para temperar saladas, colocar em chás, sopas, vitaminas, etc. Fica um pouco salgado. Dá um gostinho de sal em alimentos doces. Mas é saboroso.

RECEITAS
 08/08/2020
SOPA DE INHAME FERMENTADO

- Inhame fermentado (veja como fermentar na receita anterior)
- Quinua germinada (12 horas de molho, 12 horas no ar)
- macadâmia hidratada (12 horas de molho)
- um pedaço de tomate
- um pouquinho de agua filtrada
- temperos a gosto

Bater todos os ingredientes no liquidificador.
Cortar o milho verde da espiga. Picar ervilha em vagem e brócolis em pedaços pequenos. Aquecer uma panela de pedra ou de aço inox com uns pedacinhos de alho e cebola e temperos a gosto. Quando já estiver quente, acrescente os legumes picados e desligue o fogo. Vá mexendo os legumes para ir diminuindo o calor. Acrescente o liquido formado no liquidificador.  Se achar que esfriou muito, ligue novamente o fogo até ficar em uma temperatura suportável pela mão.

SALADA DE LENTILHA COM MOSTARDA

- Mostarda
- Lentilha germinada
- Maçã
- temperos, azeite a gosto.

Picar a mostarda bem fininha. Acrescentar os temperos e cruzinhar com a mão. Por último, acrescente a maçã picadinha e a lentilha.

Servir a sopa com a salada de mostarda e lentilhas com acompanhamento de croutons de farofa palha de batata doce, inhame e beterraba.


VITAMINA ENERGÉTICA

Banana da terra, cacau in natura, jaca fermentada, kvass de abacaxi com maracujá, macadâmia e castanha de Baru hidratadas, broto de girassol, hortelã, poejo, espirulina, água de coco, cravo da índia

SOPA DE INHAME FERMENTADO

- Inhame fermentado (veja como fermentar na receita anterior)
- Quinua germinada (12 horas de molho, 12 horas no ar)
- macadâmia hidratada (12 horas de molho)
- um pedaço de tomate
- um pouquinho de agua filtrada
- temperos a gosto

Bater todos os ingredientes no liquidificador.

Cortar o milho verde da espiga. Picar ervilha em vagem e brócolis em pedaços pequenos. Aquecer uma panela de pedra ou de aço inox com uns pedacinhos de alho e cebola e temperos a gosto. Quando já estiver quente, acrescente os legumes picados e desligue o fogo. Vá mexendo os legumes para ir diminuindo o calor. Acrescente o liquido formado no liquidificador.  Se achar que esfriou muito, ligue novamente o fogo até ficar em uma temperatura suportável pela mão.

SALADA DE LENTILHA COM MOSTARDA

- Mostarda
- Lentilha germinada
- Maçã
- temperos, azeite a gosto.

Picar a mostarda bem fininha. Acrescentar os temperos e cruzinhar com a mão. Por último, acrescente a maçã picadinha e a lentilha.

Servir a sopa com a salada de mostarda e lentilhas com acompanhamento de croutons de farofa palha de batata doce, inhame e beterraba.


POLPA DE GOIABA


Manga  fermentada, polpa de coco verde, água de coco, beldroega, manjericão, hortelã, orégano, brotos de alfafa e de Ora-pro-nobis, gergelim germinado, cravo da índia, banana, macadâmia. Precisa mais alguma coisa? Agora é só bater no liquidificador, degustar e passar o resto do dia saciada.



Dica de refeição para o Jantar

Fermentado de acelga, iogurte de coco e salada de folhas verdes(alface, rúcula, radichio, cebolinha). Delicioso e leve. ótimo para dormir bem.



Suco verde:  manjericão, hortelã pimenta, aipo, capim Cidreira. Ingredientes colhidos na horta.

Não podia faltar a vitamina de broto de girassol, de  alfalfa, aipo, banana da terra, pitaya, iogurte de coco, gergelim germinado, macadâmia hidratada, cravo da índia

Creme

 Bater inhame, polpa de coco e pequi no liquidificador. Temperei e amornei (panela de pedra). Ficou Divino! Nem eu imaginava que ia ficar tão gostoso. Nem parece que é pequi. Agora, para acompanhar, almeirão cozinhando com a mão, brotos de lentilha e feijão e chucrute de repolho roxo. Servidos?


Jantar rápido : cuscuz de inhame com ora-pro-nobis, pequi fermentado, farinha de batata doce temperada, brotos de lentilha, feijão moyashi e girassol, chucrute de repolho roxo.
Farinha viva temperada: ralar a batata doce no ralo grosso. Acrescentar pedaços de pequi (para quem não gosta pode colocar açafrão, gengibre, aipo, cenoura, ou outra coisa a critério). Temperar com ervas, sal, alho (se usar), pimenta, etc. Levar ao sol ou desidratador ate ficar bem sequinha. Leva de 2 a 3 dias. Depois disso, bater no liquidificador até dar a textura da farinha, a  gosto.
                                        

Kvass de acerola (colhida aqui), puba de mandioca, iogurte de coco, Kvass de casca de abacaxi, e o preparo dos brotos de lentilha e feijão moyashi para armazenamento
O almoço foi de vitamina verde, aproveitando um pouco de tudo o que foi feito (Kvass de uva - resto do que tinha pronto, pitaya, goiaba, banana, polpa de coco,, macadamia, aipo e broto de alfafa)

Jantar leve: guacamole, orapronobis amornado com cebola, broto de lentilha com iogurte de coco e pequi em conserva, chucrute de repolho verde


FERMENTADO DE BERINJELA

Ingredientes

- Berinjelas, pimentões vermelho, verde e amarelo, uvas passas.
- Temperos verdes como manjericão, salsa, salvia, hortelã, coentro, orégano, cravo da índia, etc.
- Alho, gengibre, açafrão (se gostar)
- Pimenta a gosto
- Sal.
Modo de fazer

Descasque as berinjelas. Corte em rodelas finas. Deixe de molho por uma meia hora em uma bacia de água com limão. Misture bem. Jogue a água fora. Pique uns dentes de alho e macere com a berinjela. Reserve.
Pique os pimentões em pedaços pequeninos. Acrescente os demais temperos e a berinjela. Coloque o sal o suficiente para ficar com sabor agradável. Macere bem novamente.
Pegue um vidro limpo (preferencialmente esterilizado). Espremer um pouco os legumes macerados e ir colocando dentro do vidro. Aperte um pouco no vidro. Cobrir os legumes no vidro com a agua (caldo de legumes que se formou na vasilha). Ter o cuidado de não encher muito o vidro. Deixar um espaço de uns quatro dedos aproximadamente, pois vai fermentar. Coloque a tampa sobre o vidro, sem enroscar.
Deixe fora da geladeira por 24 a 48 horas, até que fermente bem. (Atenção: Observe se o vidro não está muito cheio, pois vai fermentar e supitar - precisa de espaço para isso). Após a fermentação, misture bem, aperte bem a tampa do vidro e e guarde na geladeira. Acrescente em saladas, sopas ou simplesmente consumo-os como uma refeição. Pode ser armazenado até para mais de 30 dias.

 FERMENTADO DE LEGUMES

Ingredientes

- Legumes como repolho (roxo e/ou branco), acelga, cenoura, beterraba, brócolis, couve flor, abobrinha, aipo, rabanete, nabo, chuchu, etc.

- Temperos verdes como manjericão, salsa, salvia, hortelã, coentro, orégano, cravo da índia, etc.

- Gengibre, açafrão (se gostar)

- Sal.


Modo de fazer

Preferencialmente e para melhor absorção das propriedades dos legumes, escolho de 3 a quatro legumes para cada fermentado que for fazer. Priorize sempre ter como base e em maior proporção, o repolho ou acelga.

Rale ou passe no processador os legumes escolhidos. Coloque todos em uma bacia. Acrescente os cheiros verdes, gengibre, açafrão (opcional). Adicione uma colher de café de sal. Macerar bem os legumes até soltar a própria agua e ficarem bem macios. Pegue um vidro limpo (preferencialmente esterilizado). Espremer um pouco os legumes macerados e ir colocando dentro do vidro. Aperte um pouco no vidro. Cobrir os legumes no vidro com a agua (caldo de legumes que se formou na vasilha). 

Ter o cuidado de não encher muito o vidro. Deixar um espaço de uns quatro dedos aproximadamente, pois vai fermentar. Coloque a tampa sobre o vidro, sem enroscar. Deixe fora da geladeira por 24 a 48 horas, até que fermente bem. (Atenção: Observe se o vidro não está muito cheio, pois vai fermentar e supitar- precisa de espaço para isso). Após a fermentação, misture bem, aperte bem a tampa do vidro e e guarde na geladeira. Acrescente em saladas, sopas ou simplesmente consumo-os como uma refeição.Pode ser armazenado até para mais de 30 dias.

______________________________________________

KVASS DE FRUTAS

Ingredientes

- Frutas de preferência como maçã, abacaxi, uva, laranja, pera, ameixa, amora, romã, pitanga, maracujá, mexerica, etc.
- Líquido para cobrir as frutas (agua de coco ou agua filtrada ou mineral ou suco de frutas);
- Isca de fermentado que pode ser o rejuvelac, ou o iogurte de coco ou a puba de mandioca. Caso não tenha nenhum desses naturais, pode-se utilizar o fermento biológico de pão ou um probiótico natural como o biorich.

Modo de fazer

   Pique as frutas escolhidas (Priore uns três tipos de frutas para cada receita – assim aproveita melhor as propriedades de cada uma). Coloque em um vidro bem limpo ou esterilizado. Acrescente água de coco ou o liquido escolhido. Acrescente uma colher de sobremesa da isca do fermentado escolhido. Atenção, se for os probióticos industrializados como o fermento biológico para pão, basta uma colher de café. Misture bem. Coloque tampa sobre o vidro, sem enroscar. 

  Deixe fora da geladeira por 24 a 48 horas, até que fermente bem. Cuidado para não encher muito o vidro, pois vai fermentar e supitar. Precisa de um espaço para isso. Após a fermentação, bata tudo no liquidificador, coe em um coador de voal e armazene em garrafas de vidro (não encher a garrafa – coloque apenas dois terços da garrafa). Feche bem e guarde na geladeira. Vá tomando em substituição aos sucos. Também pode se utilizar para fazer vitaminas, iogurtes, cremes de castanhas, etc.
  Observação: Um pouco do kavass também serve de isca para novos que forem sendo feitos.

___________________________________________________

IOGURTE DE COCO

Ingredientes

Polpa de coco verde ou um coco seco.

- Água de coco ou agua filtrada ou mineral.

Modo de fazer

     Retire a agua do coco, abra o coco e retire a polpa branca. Pode-se utilizar aqueles cocos de barracas de agua de coco que eles descartam e vão para o lixo. Basta apenas abrir o coco e retirar a polpa. Assim fará um iogurte de graça. Leve a polpa para o liquidificador e bata com um pouquinho de agua ou agua de coco até virar um creme. Despeje em um vidro bem limpo ou esterilizado. Tampe bem. 

     Guarde na geladeira por 5 dias sem abrir. Após esse prazo, esta pronto um iogurte natural de coco. Para obter novos sabores, pode-se acrescentar a esse iogurte outros sucos e frutas de preferência. Use também esse iogurte para fazer outros pratos como vitaminas, sopas, cremes, queijos de castanhas. Reinvente o iogurte. Ele também serve de base para outros fermentados como o kvass de frutas.

Observação: Se usar o coco seco, depois de batido no liquidificador é aconselhável coar em um coador de voal antes de colocar no vidro para fermentar, para eliminar os farelos do coco. Eles costumam dar um gosto de ranço no iogurte. Use o farelo para tortas, vitaminas e farofas.


____________________________________________________________

SAL TEMPERADO DA LAURITA

Ingredientes

Temperos desidratados como: manjerona, manjericão, orégano, ervas finas, sálvia, etc. Sementes desidratadas como: coentro, mostarda, cardamomo, pimenta, erva doce, etc. Temperos em pó como: gengibre, um pouquinho de canela e cravo, cominho, colorau, curry, louro, páprica, pimenta síria, mostarda, açafrão, noz moscada, etc,

Bater os ingredientes que ainda não estão na forma de pó no liquidificador até se tornarem bem fino. Misturar aos demais ingredientes. Acrescentar sal marinho ou flor do sal. Utilizar para temperar saladas, comidas, em geral.

SOPA DE ABÓBORA

Ingredientes

1 pedaço de abóbora madura ralada no ralo mais fino; 1 inhame;1 pedaço de abacate (opcional);Sementes de girassol germinado;Água de coco ou água filtrada; Sal marinho, alho e cebola;ervas aromáticas e limão.

Bater no liquidificador a semente de girassol com água ou água de coco. Coar (formará o leite de girassol). Bater o leite juntamente com os outros ingredientes. Acrescentar azeite, pimenta a gosto e cheiro verde.
Dicas
Pode  amornar a sopa, observando para que a temperatura não ultrapasse o calor suportável pela nossa mão (45 graus).
Varie substituíndo a abóbora por cenoura ou abobrinha verde ou batata baroa; e também pode substituir a semente de girassol por ervilha germinada, gergelim germinado ou amêndoas. Arrisque. Faça variações e boa sorte.

______________________________________

PATÊ DE ERVILHAS

Ingredientes

Ervilhas germinadas
1 inhame
1 pedaço de abacate
Limão a gosto
Cheiro verde, alho e cebola
Sal marinho, ervas aromáticas e pimenta a gosto
Um pouco de agua (se estiver muito duro)

Descascar as ervilhas. Bater tudo no multiprocessador. Acrescentar azeite a gosto.
Dica: Pode-se substituir as ervilhas por grão de bico, amêndoas, amendoim, etc.

___________________________________________

PATÊ DE AMENDOIM (Adriana)

Ingredientes
Amendoim germinado
Cenoura ralada
Tomate
Inhame
Sal marinho, cheiro verde, cebola e alho

Descascar o amendoim. Bater todos os ingredientes no multiprocessador. Acrescentar azeite a gosto.
Dica: Substitua o amendoim por amêndoas germinadas ou gergelim germinado. Acrescente limão a gosto.
_________________________________________________
SALADA DE GRÃO DE BICO

Ingredientes:
Grão de bico germinado
Repolho picado fininho
Cebola, alho e limão a gosto
Maçã picadinha
Cheiro verde

Descascar o grão de bico. Triturar um pouco no multiprocessador. Amornar com as mãos os outros ingredientes, acrescentando azeite e sal a gosto. Acrescentar o grão de bico triturado.
_________________________________________________
PATÊ PICANTE DE GRÃO DE BICO

Ingredientes

Grão de bico germinado
Uns três dentes de alho
Cebola
Inhame
Limão
 Gengibre
Sal marinho

Descascar o grão de bico. Bater todos os ingredientes no multiprocessador. Pode acrescentar um pouco de agua caso fique muito duro. Azeite a gosto.
___________________________________________
SALADA DE TRIGO

Ingredientes

Trigo germinado
Tomate picadinho
Cebola picadinha
Pimentão picadinho
Alho e cheiro verde
Sal marinho e azeite extra virgem

Misturar todos os ingredientes. Pode-se acrescentar um pouco de molho shoyo.
_______________________________________
QUIBE DE TRIGO

Ingredientes

Trigo germinado
Cebola alho
Hortelã pimenta, manjericão, cebolinha, pimenta a gosto.
Sal marinho e um pouquinho de azeite

Moer o trigo duas vezes na máquina de moer carne. Moer outra vez acrescentado os temperos. Enrolar os quibes. Colocar no sol para desidratar.

SUCOS



Suco Luz do Sol (para uma pessoa)


- 01 copo (250 ml) de sementes germinadas ou de brotos (preferencialmente a de girassol)
- 02 maças

- 01 copo do liquidificador de folhas verdes: couve, alface, rúcula, clorofila (grama de trigo), capim santo, melissa, hortelã, salsa, manjericão, folha de abóbora, folha de beterraba, folha de batata doce, chicória, acelga, ou outra que desejar – o objetivo é extrair o sumo verde, portanto poderá ser usado qualquer folha verde comestível) etc.

- 01 pepino ou cenoura – inteiros – utilizados como socadores;

- Pode ser acrescentado: beterraba, abóbora, cenoura, inhame, etc.

Modo de fazer

No liquidificador colocar primeiro um pouco da maçã picada. Ir acrescentando as folhas verdes e intercalando, maças, folhas, legumes (se colocar) e prensando com o pepino ou cenoura. Coar a massa formada em um coador de pano ou voal. Retornar o liquido formado ao liquidificador, acrescentar as sementes germinadas5. Bater novamente até que as sementes estejam totalmente trituradas. Coar em seguida para retirar as fibras, o que facilita a absorção da clorofila.


Video do suco luz do sol no canal youtube: https://youtu.be/DN_Dwc24j








3 comentários:

  1. Deliciosas receitas!!!!! Obrigada laurita .um forte abraço .....ainda tenho esperança de ir em um encontro na sua casa ❤

    ResponderExcluir